PARRESÍA


Hoje lançamos essa página do programa "PERGUNTA AO ALUNO", o qual é composto pelas perguntas feitas exclusivamente pelos alunos do site www.padrepauloricardo.org, durante as aulas ao vivo realizadas todas as terças-feiras.

Neste primeiro episódio Padre Paulo Ricardo responde a pergunta: "Como enfrentar os momento de deserto e de noite escura, onde não temos gosto pela oração e nem sentimos Deus?"


























Qual o peso do sacramento da confissão na batalha contra os pecados e no conhecimento da própria miséria? Que importância tem o sacerdote neste contexto? Um mau sacerdote pode atrapalhar?
























"Tu, que acolheste a palavra de Gabriel e, diante de uma natureza extasiada, geraste teu próprio Criador e permaneceste virgem antes e depois do parto, tem piedade de nós pecadores", esta antífona mariana repete o que o dogma da Imaculada Conceição havia selado. 


Como a virgindade de Maria permaneceu, mesmo após o nascimento de Jesus é um mistério que só pode ser esclarecido à luz da fé.





O fato de os reis magos terem sido guiados pela estrela sugere que eles poderiam ser sábios, astrônomos ou astrólogos. O que se sabe com certeza é que, independente do caminho que trilharam antes do nascimento de Jesus, por causa dele passaram a adorar o Deus Verdadeiro.


Se estavam em três, se eram reis, se se chamavam Melchior, Baltazar ou Gaspar, se foram, de fato, sepultados em Colônia, na Alemanha, é o que saberemos em mais este episódio da Pergunta do Aluno.






A fé católica pressupõe que Jesus Cristo é verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus. Mas, como isso acontece na prática? Padre Paulo responde ao aluno.



O Catecismo da Igreja Católica ensina que Deus criou o homem para fazê-lo participar de sua vida bem-aventurada (CIC 01). Ora, sendo assim, toda a humanidade é predestinada a participar da glória de Deus. 


O que importa, na verdade, é a liberdade que cada ser humano tem em aceitar ou não o projeto de Deus. Tanto Maria quanto Eva tiveram opção. Uma aceitou e outra não. Este é um fato. A concepção imaculada de Maria influenciou na decisão tomada? É o que saberemos neste episódio da Pergunta do Aluno.




A Paixão e Morte de Jesus Cristo foram vividos de forma plenamente humana, embora sendo Deus, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, o Verbo Encarnado. Assim, não teria Ele também conhecimento do que padeceria, de todo sofrimento que lhe seria imposto? Qual é o grande mistério teológico que se encerra na questão formulada pelo aluno?

Nenhum comentário:

Postar um comentário